160 Metros não é Para Farsantes

Neste mês de abril de 2020, olhando o site do PY2KP (www.py2kp.com), vi a relação dos brasileiros detentores do DXCC em 160 metros. (Vou solicitar o meu).

Vi que no início de 2019, aquele Chefe dos Pinheiros que vocês bem conhecem, PY5EG – Atilano, mais conhecido no mundo do rádio como farsante de cartões QSL, tinha ganho o Diploma DXCC em 160 metros!

Fiquei pensando: Eu só trabalho em 160 metros e estou nesta banda há 50 anos e tenho o hábito de estudar sua propagação todas as noites. Confesso que esta é minha “cachaça salutar”. É um vício do bem, além de Cultural. Tenho 5 receptores sintonizados em 160 metros, em 5 frequências chaves, para eu observar os QSB da faixa e estações DX que porventura aparecem, sendo que uma frequência sempre coloco na minha WEB TV, no meu site.

Este Chefe dos Pinheiros (Grupo Araucária) continua a forçar nossa inteligência! Como pode ter trabalhado 115 países nesta faixa dos 160 metros, sem nunca ter operado nesta banda?

Vou explanar didaticamente, o que acontece para quem opera nesta banda.

     – Você chamando (operando) todas as noites, primeiramente você começará a ficar conhecido e vais receber vários SPOTS no CLUSTER dos 160 metros.

     – Quando trabalhares uma estação de DX, o teu indicativo será colocado no CLUSTER e vais aí, começar a receber convites de outras estações de DX para um SKED (tentativa de QSO).

     – Se você almeja conseguir o Diploma do DXCC em 160 metros, que no mínimo é 100 Países, você terá que trabalhar em Contestes Internacionais onde terás a oportunidade de trabalhar mais estações de DX. Seu “CALL” então, ficará conhecido entre os operadores da Top Band.

     – Outra maneira de trabalhar e aumentar a sua quantidade de Países para conseguir o almejado Diploma, é trabalhar várias DX-Expedições espalhadas pelo mundo.

Quero agora mostrar para vocês que este indicativo PY5EG é uma farsa nos 160 metros.

Vou enumerar vários itens em que o mesmo não preenche, para ter ganho o Diploma DXCC.

Só se for amigo do Rei!

     – Nunca aparece ou apareceu nos 160 metros.

     – Desde que existe o CLUSTER, não possui SPOTS nos 160 metros do seu indicativo.

     – Em Contestes (Concursos), também é um desconhecido. Nunca participou!

     – Nos operadores da Top Band, não é conhecido. Ele é um “Estranho no Ninho!”

Mas, como conseguiu o Diploma DXCC?

Olhando o Clublog, onde temos os “CALL” das DX-Expedições, seu CALL não aparece nos 160 metros, a não ser aquelas maracutaias promovidas por seu Grupo, aí seu CALL aparece em todas as Faixas.

Aí está pessoal, uma SOBERBA VAIDOSA, que quer fazer parte da elite dos Dexistas Mundiais, para se promover e se divulgar como um grande Dexista.

Apenas um grande Farsante, que não engana mais a Família Radioamadorística Mundial.

A propósito: O Diploma WAZ é para este ano? Cara-de-Pau!!!

     SAI DAÍ ZÉ!!!

     Abraços a todos!

     Alencar Aldo Fossá