Nova Antena Vertical - 160 Metros

A parte mais importante da estação do radioamador ou SWL (radioescuta) é o sistema de antena. Eu andava preocupado com minha vertical de ¼ de onda, para 160 metros, pois a mesma tinha 12 anos e já estava com muito desgaste (muito DX), devido a eu estar a 50 Km do mar e a maresia é muito prejudicial. Resolvi trocar todo o sistema irradiante.

Dia 10 de maio de 2012 tirei a torre e os cabos de sustentação (estais). Dei uma atenção nos pilares de ancoragem dos estais, lixamento e pintura. Mandei fazer uma nova torre, igual a anterior, e fizemos galvanização a fogo para maior durabilidade.

Dia 30 de setembro de 2012, iniciei a colocação da nova torre, já pintada e com todos os estais prontos para serem colocados.

Montando aos poucos os módulos da torre, consegui terminar sua colocação completa dia 15 de outubro. Estava pronta para os testes (39 metros de altura).

Como estava para iniciar a DX Expedição Brasileira em Kiribati no dia 16, pensei que seria um bom teste. A Expedição iria de 16 a 25 de outubro, e muitas estações trocaram e-mail comigo para fazermos uma vigília na madrugada, entre 0400Z até 0900Z na freqüência de 1831.5 khz. Tinha estações da Argentina, Uruguai, Bolívia e Chile, que estão mais ativas em 160 metros. No Brasil, estações de PY1, PY2, PY3, PY5 e PY7.

Para mostrar de como eu estava captando 160 metros (1831.5 khz), eu coloquei uma Live Câmera, transmitindo todas as noites, com o som do rádio mostrando como eu recebia as estações. No cluster eu coloquei spot que estava com a câmera ao vivo.

No dia 16 começamos a escutar e nada. Infelizmente foi até o dia 24 e não conseguimos escutar Kiribati em 160 metros. Ninguém na América do Sul trabalhou Kiribati em 160 metros. Nesta época do ano é muito alto o nível de ruído, principalmente na linha do Equador. A propagação às vezes não ajuda e não adianta nada. Temos que nos conformar.

Mas foi uma experiência de vigília, onde meu administrador do site me informou o alto índice de acessos a minha pagina, principalmente na Live Câmera com som e a imagem da freqüência de operação de Kiribati.

Nestes dias, antes do horário da vigília, fiz varias experiências com colegas do Chile, Argentina e Uruguai para ver o desempenho da nova antena vertical. Boas reportagens, áudio excelente, etc. Utilizei um FTDX 9000 Contest, um receptor ICOM R-9000 e um linear ACOM 2000 A.

Fiz varias modificações na minha vertical. Eu estava utilizando seis jogos de estais, e os mesmos estavam “abafando” o lóbulo de irradiação. Coloquei na nova vertical, quatro jogos de estais, deixando seis metros livres na extremidade da antena. A sintonia ficou melhor, e a recepção também melhorou. Nestas experiências, enquanto aguardava o horário de propagação para Kiribati, contatei varias estações do Caribe, Canárias, ZS, entre outras. Andava preocupado em ver seu desempenho. Foi alem do esperado.

Ilustro com fotos neste texto, quando da sua montagem e totalmente pronta. A antena continua igual a que está publicada na CQ Amateur. Porem “zerinho”.

Agradeço a meus familiares, esposa Christina, filha Carolina e genro Diego, pela ajuda na montagem da antena vertical. Trabalho em família!

Aguardando os DX’s.
Abraços a todos.
Al – PY3CEJ