Diploma WAZ - 160 Metros

Neste primeiro dia do mês de maio de 2020, vou aproveitar o STAY HOME (Fica em Casa) e falar um pouco do Diploma WAZ – 160 Metros.

WAZ (Worked All Zones) ou seja, trabalhar todas as zonas do mundo é o Diploma mais difícil de se obter na Top Band. É mais difícil que o DXCC, pois temos que trabalhar as 40 Zonas (Geográficas), nas quais o mundo foi dividido de acordo com o Regulamento do Diploma.

Este Diploma é patrocinado pela Revista de Radioamador “CQ Magazine”.

Para se trabalhar na Top Band para tentar obter este Diploma, temos que estudar muito os fusos horários. Muitos QSOs só são possíveis no Sunrise/Sunset ou Sunset/Sunrise e, às vezes, somente uma das opções.

O operador deve estar diariamente no rádio, toda hora, todas as noites, porque a propagação não avisa quando estará favorável. Sempre trabalhar os Contestes e Concursos, DX-Expedições, para se tentar sempre mais uma zona geográfica.

Hoje em dia temos outras formas de modalidade para trabalhar nos 160 metros, como exemplo FT8. Vou me dirigir somente para os operadores de CW e SSB, onde mostra o verdadeiro talento do operador, que é individual, tem que se superar. Ir além, estudar a propagação, as estações do ano, possibilidades, etc.

Conforme as regras do regulamento, pode-se solicitar o Certificado já com 30 Zonas trabalhadas e confirmadas. Depois, ganhará selos (adesivos) conforme for trabalhando mais Zonas. Estes selos, ou seja, o endosso será dado com 36, 37,38, 39, 40 Zonas.

O Regulamento em português e demais informações, poderá ser encontrado no site www.py2kp.com, ou direto na Entidade patrocinadora: www.cq-amateur-radio.com. Este certificado teve início no ano de 1945 e é muito, muito difícil. Devemos ter diversos tipos de antena: vertical, dipolos, Beverages, etc.

Na relação dos radioamadores mundiais que atingiram o mínimo de 30 Zonas, e o máximo de 40 Zonas, vamos ver o quanto é difícil. Não chega a 500 radioamadores em todo o mundo. Você poderá consultar a relação completa no site: www.cq-amateur-radio.com/cq_awards/cq_WAZ_160_meters.html.

Vou me deter a falar do Ranking dos brasileiros que tem o WAZ-160 metros. Com 30 zonas trabalhadas iremos encontrar PY2DO e PY2BY, faltando trabalhar mais 10 Zonas para completar as 40 Zonas totais.

No Brasil, existe apenas duas estações que conseguiram trabalhar as 40 Zonas: PY1-BVY – Ron em 1989 e PY3-CEJ – Al em 2001.

Vocês agora podem avaliar o valor e quanto é difícil conseguir este Certificado. Eu e o Ron, conseguimos numa época que não tínhamos Internet, Cluster, Chat, etc. Era feito tudo no rádio. Com o aumento das tecnologias, estas ferramentas auxiliares que temos hoje em dia para nos auxiliar na operação, não tivemos aumento de estações no Brasil, que conseguiram este Diploma WAZ-160 metros, 40 Zonas trabalhadas. Existem no mundo apenas 230 Estações que completaram as 40 Zonas trabalhadas.

Quero falar um pouco do Ron – PY1-BVY, meu Professor e Mestre na Top Band. Me ensinou muito com suas experiências. É o melhor Dexista brasileiro de todos os tempos (tem mais de 65.000 QSOs em CW). Eu e o Ron, somos da “antiga”, tínhamos que fazer o rádio sozinho, individual, bem diferente da época atual, onde um chefe de Grupo de radioamadores, coloca vários operadores juvenis a fazer os Contestes, depois posa para fotos na frente dos Diplomas e Troféus para exibir as conquistas, como se fosse ele, deixando de lado no esquecimento os nomes e indicativos dos verdadeiros merecedores. Ficam no esquecimento e nunca são citados, ficando no anonimato.

Me lembro da sabedoria e humildade que o Ron – PY1-BVY me passava. Certa vez, comentei que determinada área (zona do WAZ), eu não conseguia chegar e trabalhar determinadas estações, apesar de ter dipolos altos. O Ron me explicou que eu deveria ter uma antena vertical pois o lançamento das ondas era melhor e que faria várias reflexões, com ângulo baixo. Quando fiz minha primeira vertical, entendi na prática o comportamento desta antena. Este é o verdadeiro espírito radioamadorístico. Passar e trocar todas as informações e experiências adquiridas.

Conheço o Mestre dos 160 metros, desde os anos 80. Quando ganhou em 1989 seu WAZ-160 metro-40 Zonas trabalhadas, o felicitei muito e ele na sua humildade me disse: Se vais tentar o WAZ-160 metros, te preparas para depois receber “pedradas”!

Confesso que no momento não tinha entendido!

Quando em 2001 consegui o WAZ-160 metros, 40 Zonas trabalhadas, entendi o que o Mestre Ron tinha me dito. Recebi muitas difamações, calúnias e até hoje, recebo de pessoas pequenas, contestações de como consegui tal QSO, de dia, etc. Tenho que fazer matérias para mostrar e salvar minha credibilidade.

Lamentável vir para a Top Band sem ao menos fazer um planejamento para obter sucesso nos QSOs! A faixa dos 160 metros, é a Fórmula 1 do radioamadorismo. Não lêem nada sobre esta Banda. Não sabem nada de fuso horários, e naturalmente, é mais fácil jogar a sua ignorância nos radioamadores que conseguem este Troféu. Noto uma raiva, que chega a ser doentia. Calma pessoal, é apenas radioamadorismo!

Quero de público nesta matéria fazer uma homenagem ao Ron – PY1-BVY, meu eterno professor e amigo, que também foi massacrado com inverdades. Obrigado Ron, continuamos olhando para frente, honrando nossas conquistas, enquanto outros tentam chegar, utilizando os meios mais sabidos de maracutaias. Sempre os mesmos! Coitados!

Aí está pessoal, um pouco do WAZ – 160 metros no Brasil. Abaixo as fotos dos únicos brasileiros que conseguiram o WAZ – 160 metros – 40 Zonas trabalhadas.

            Abraços a todos.

Alencar Aldo Fossá