Tenho que fazer esta matéria, pois a danada da propagação continua a aprontar e devemos divulgar a todos, os acontecimentos estranhos.
Nos dias 4 e 5 de outubro de 2018, aconteceram fatos na faixa dos 160 metros que tenho que relatar, pois um grande número de radioamadores estavam ali presentes e constataram esta anomalia.
Como faço sempre quando acontecem DX-Expedições e, principalmente estações que estão no Continente Africano, transmito ao vivo na minha WebTV, que está no meu site.
Vou falar hoje do dia 4:
À tardinha eu estava transmitindo ao vivo a DX-Expedição TO6OK da Ilha de Mayotte na África, em 1821.0 Khz, com belo sinal. Ao mesmo tempo acompanhava no “Chat de Low Band” (www.on4kst.info/chat/index.php) onde no momento estavam 115 estações de diversas partes do Mundo. Neste Chat participam pessoal veterano e de muita experiência nos 160 metros. Operadores de grande bagagem.
Lá pelas 19:30h PY (22:30Z) algumas estações começaram a perguntar sobre o paradeiro de VK9XT. Onde estava, frequência, etc. N4II perguntou que horas seria o amanhecer em VK9X, etc. LU8DPM perguntou qual a frequência que iriam usar. Muitas estações deram seus depoimentos e que não tinham escutado nada. Tinha estações da África do Sul (ZS1C), Austrália (VK6XG), russas, americanas e europeias, e comentavam que nada tinham escutado.
Estava no Chat PY2XB – Fred, que informou para o LU8DPM – Mario, a frequência de trabalho que era 1817.5 Khz.
Eu estava usando um Receiver da ICOM R-9000 para transmitir na WebTV a Expedição de TO6OK, e sintonizei outro Receiver R-9000 na frequência de 1817.5 Khz para ficar escutando e ao mesmo tempo, fiquei acompanhando os comentários do Chat de Low Band.
O Mario – LU8DPM, informou no Chat que não escutava nada. Eu conheço o Mario de muitos anos, onde fazíamos DX em SSB nos 160 metros juntos, e era muito salutar esta companhia no qual muito aprendemos com as peculiaridades da banda. Mario tem antenas fantásticas e de boa recepção.
Ninguém escutava VK9XT. Nenhum spot no Cluster de 160 metros. Nada!
De repente apareceu um spot nos 160 metros do PY2KNK, bastante empolgado dizendo que PY2RO tinha acabado de trabalhar VK9XT, e era para olharem no Log. Colocou também que “Nil Here” (Nada aqui). Bastante estranho este Spot!
Todos ficaram estranhando de como a propagação driblou várias estações da Oceania até PY2, sem ninguém ouvir, nem mesmo o VK6XG, que está bem perto de VK9XT. Será que esta maldita propagação veio por dentro da terra e brotou justamente no QTH do PY2RO? Será que a propagação teve ajuda de algum ET, que com seu dedo luminoso, iluminou o trajeto de PY2 até VK9XT, para ajudar? Não! Não quero acreditar! Ou será que foram Discos Voadores?
Bem! Resolvi esperar o dia seguinte para conferir no Log. No Chat, alguns resolveram sair, pois a dose foi forte. A propagação não estava legal. Boa somente para PY2.
No dia 05, olhando o Log, estava ali PY2RO. Bonito, QSO íntegro, afinal estava no Log.
O estranho é que não tinha Spot do PY2RO, do QSO com VK9XT e, naturalmente aquela frase básica no Cluster: “Thanks for New One”. Porque se esconder e, de novo? Igual procedimento do famoso QSO único com 9M0W em 160 metros! Até hoje dia 06, quando estou fazendo esta matéria, PY2RO desapareceu do Chat, Cluster, do rádio. Porquê? Timidez?
É pessoal, fiz esta matéria para vocês que gostam da Top Band e que possam avaliar esta atitude.
Dedico a todos, pois 160 metros não é só antenas, rádios, Beverages. Encontramos aqueles com vaidade extrema e temos que saber conviver com este tipo de personagem. Será que vai continuar?
Obrigado e até a próxima DX-Expedição, e vamos torcer para que a propagação não nos apronte mais uma.
Abraços a todos.
Alencar Aldo Fossá
PY3CEJ
PY3CEJ 2020 – Todos os direitos reservados.